CHESAPEAKE BAY RETRIEVER
“O mais rústico!”
ORIGEM :
Estados Unidos da América.
DATA DE PUBLICAÇÃO DO STANDARD ORIGINAL ATUALMENTE Em VIGOR:
14.02.1995.
FUNÇÃO :
Cão perito em cobro tanto em terra como em água.
Classificação F.C.I. : Grupo 8 Retrievers – Levantadores – Cobradores
Cães – Cães de água.
Secção 1 Retrievers.
Sujeito a prova de trabalho.
LER MAIS
APARÊNCIA GERAL :
Competente tanto em terra como na água, o Chesapeake Bay Retriever foi desenvolvido na Baía de Chesapeake com o intuito de caçar pássaros aquáticos mesmo nas condições climatéricas mais adversas, precisando muitas vezes até de ter que partir gelo de águas congeladas ao nadar em vários cobros seguidos. É com frequência que o Chesapeake Bay Retriever tem de lidar com ventos, marés e águas gélidas ao trabalhar em água e a grandes distâncias. As características desta raça são especialmente orientadas para facilitar o trabalho ao Chesapeake, proporcionando-lhe eficiência e resistência. A cabeça do Chesapeake é larga e arredondada, com um stop de ângulo médio. As mandíbulas devem ter comprimento e força suficientes para carregar grandes aves com facilidade e com cuidado. O seu pelo duplo é composto por uma camada externa curta, cerdosa e ondulada e de uma camada interior mais densa, fina e lanosa, tendo naturalmente uma abundância de oleosidade natural, adequada para as condições de gelo e neve em que frequentemente o Chesapeake trabalha. De corpo, o Chesapeake é forte e bem equilibrado, com uma construção forte e de tamanho e comprimento médio, tanto de corpo como de membros, com um peito profundo e largo, a construção dos ombros permite total liberdade de movimento, sem qualquer tendência para ser fraco em qualquer das suas características, nomeadamente nos posteriores. A força do seu corpo, contudo, permite que continue um cão ágil e com resistência.
Tamanho e substância não devem ser excessivos, dado que estamos a falar de um exemplar de trabalho, naturalmente ativo. Algumas das suas características mais notáveis são os olhos que são muito claros, de tonalidade amarelada ou avelã; os quartos traseiros, que devem ser tão altos ou ligeiramente mais altos que os ombros; e um pelo duplo, com tendência a ser ondulado na zona dos ombros, pescoço, costas e garupa.
PROPORÇÕES IMPORTANTES:
Altura desde o topo das omoplatas até ao chão deve ser menor que o comprimento do corpo desde o esterno até à ponta das nádegas. A profundidade do corpo deve estender-se pelo menos até ao cotovelo. As medidas desde o ombro até ao cotovelo, e do cotovelo até ao chão, devem ser idênticas.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO:
O Chesapeake é valorizado pela sua disposição esperta e alegre, inteligência, tranquilidade e pela sua natureza afetiva e protetora. As principais considerações na seleção e criação de exemplares da raça devem ser a sua coragem, vontade de trabalhar, estado de alerta, nariz, inteligência, gosto pela água, qualidade em geral e, acima de tudo, predisposição.
Timidez ou agressividade exageradas não são características desejáveis na raça, quer para um cão de trabalho ou companhia.
CABEÇA :
CRÂNIO:
Crânio: Largo e redondo.
Stop : Stop médio.
CARA:
Nariz : Canal nasal médio curto.
Focinho : Aproximadamente do mesmo tamanho do crânio, afunilado mas não pontiagudo.
Lábios : Finos e não descaídos.
Mandíbulas/Dentes: Preferência para mordedura perfeita em tesoura, mas aceitam-se cães com dentes direitos.
Olhos: Devem ser médio grandes, muito claros, de tonalidade amarelada ou avelã e afastados. Expressão inteligente.
Orelhas: Devem ser pequenas e bem inseridas no topo da cabeça, livremente penduradas e de grossura média.
PESCOÇO :Deve ser de comprimento médio, com aspeto musculado, afunilando para os ombros.
CORPO : De tamanho médio, não deve ser atarracado nem arqueado, mas antes ser côncavo desde baixo, enquanto os flancos devem ser bem arregaçados.
Topline : Os quartos traseiros devem ser tão altos ou ligeiramente mais altos que os ombros.
Costas : Curtas, bem acopladas e fortes.
Peito : Forte, profundo e largo. Caixa torácica cilíndrica arredondada e profunda.
CAUDA : De tamanho médio e grossa na base. A cauda deve ser direita ou com uma ligeira curva e não deve enrolar por cima das costas nem torcer para o lado.
MEMBROS
QUARTOS DIANTEIROS : Não deve haver tendência para serem fracos. De tamanho médio e direitos, com bom osso e músculo. Os membros dianteiros devem ter um aspeto direito quando vistos de frente e de trás.
Ombros : Devem ser descaídos com total liberdade de ação, muita força e sem qualquer restrição de movimento.
Quartelas: Ligeiramente inclinadas e de comprimento médio. Quintos dedos podem ser retirados.
QUARTOS TRASEIROS : Bons quartos traseiros são essenciais. Devem ser tão fortes como os quartos dianteiros. Não deve haver tendência para serem fracos. Devem ter uma aparência particularmente forte de modo a fornecer a força para nadar. As pernas devem ser de tamanho médio e direitas, com bom osso e músculo. Os membros traseiros devem ter um aspeto direito quando vistos da frente ou de trás.
Joelhos: Bem angulados.
Jarretes: A distancia que vai desde o jarrete até ao chão deve ser média.
PÉS: Pés de lebre, bem palmados, de bom tamanho e dedos bem redondos e juntos.
MOVIMENTO / ANDAMENTO : Suave, livre e sem esforço, dando a aparência de grande força e poder. Quando visto de perfil, deve mostrar um bom alcance sem restrições de movimento à frente e com impulsão atrás, com boa flexão dos joelhos e dos jarretes. Visto de frente, os ombros não devem parecer soltos. Visto de trás, não deve haver sinais de jarretes de vaca. À medida que a velocidade do andamento aumenta, os pés tendem a convergir na direção da linha central da gravidade.
PELAGEM :
PÊLO: O pelo deve ser denso e curto, com cerca de 4 cm de cumprimento, com um subpêlo denso, fino e lanoso. O pelo na cara e membros deve ser muito curto e direito, com tendência para ser ondulado apenas nas zonas dos ombros, pescoço e lombo. É admissível a presença de algumas franjas na parte de trás quartos traseiros e por baixo da cauda. A textura do pelo do Chesapeake é extremamente importante, dado que é um cão usado para trabalhar nas mais adversas condições meteorológicas, por vezes até em neve e gelo. A oleosidade presente na camada externa do pelo e o subpêlo de textura suave, são elementos vitais que evitam que a água fria alcance a pele do Chesapeake e também contribuem a uma secagem rápida. O pelo do Chesapeake deve ser resistente à água na mesma medida em que as penas de um pato também são. Deste modo, quando o Chesapeake sai da água e se sacode, o pelo não deve reter água, apenas tendo alguma humidade presente.
COR: A cor do pelo do Chesapeake Bay Retriever deve ser o mais aproximada possível às cores presentes no meio ambiente onde o cão trabalha. Qualquer tonalidade de castanho ou beije, ou “cor de relva morta” são aceites. Não se deve favorecer uma cor em detrimento de outras. Permite-se a presença de uma mancha branca no peito, barriga, zona das unhas ou por detrás das patas traseiras (logo acima da almofada maior da pata), contudo quando mais pequena a mancha branca, melhor, dando preferência a cores sólidas. A cor do pelo e a sua textura devem ter enorme importância durante o julgamento do exemplar. Cicatrizes honrosas não devem ser penalizadas.
TAMANHO E PESO :
Altura : Machos devem medir entre os 58 e os 66cm;
Fêmeas devem medir entre os 53 e os 61cm.
Exemplares demasiado grandes ou demasiado pequenos devem ser severamente penalizados.
Peso: Os machos devem pesar entre 29,5 a 36,5kg; e as fêmeas devem pesar entre 25 e 32kg.
FALHAS: Qualquer desvio do definido por estes pontos deve ser considerado uma falha e a sua importância deve ser proporcional à gravidade do desvio e as consequências que esta falha poderá ter sobre a saúde ou bem-estar do cão e sobre a habilidade do cão de desenvolver o trabalho para o qual foi desenvolvida a raça.
FALHAS DESCLASSIFICATIVAS:
• Cão agressivo ou demasiado tímido.
• Cães sem caraterísticas marcantes da raça.
• Cão com prognatismo superior ou inferior.
• Pelo encaracolado ou com tendência para encaracolar por todo o corpo.
• Franjas na cauda ou nas pernas com mais de 4,5 cm de comprimento.
• Cães de cor preta.
• Presença de cor branca em qualquer outra parte do corpo que não no peito, barriga, dedos ou traseira das patas de trás.
Os critérios relativos ao pelo e equilíbrio geral do exemplar são prioritários em qualquer tabela de pontuação que se estabeleça. O Chesapeake deve ser um animal bem proporcionado, com bom pelo e, de preferência, equilibrado nos critérios estabelecidos, em vez de ter alguns critérios excecionais e outros fracos.
ESCALA DE PONTOS:
• Cabeça, incluindo boca, orelhas e olhos 16
• Pescoço 4
• Ombros e corpo 12
• Quartos posteriores e patelas 12
• Cotovelos, pernas e pés 12
• Cor 4
• Lombo e cauda 10
• Pelo e textura 18
• Estrutura geral 12
__________________ 100
Medidas aproximadas:
INCHES
• Comprimento cabeça, nariz até à crista occipital 9 ½ a 10 (24 – 25 cm)
• Circunferência na zona das orelhas 20 a 21 (51 – 53 cm)
• Focinho debaixo dos olhos 10 a 10 ½ (25 – 27 cm)
• Comprimento das orelhas 4 ½ a 5 (11 – 13 cm)
• Espaço entre os olhos 2 ½ a 2 ¾ (6 – 7 cm)
• Circunferência na zona do pescoço, perto to ombro 20 a 22 (51 – 56 cm)
• Circunferência no flanco 24 a 25 (61a – 63 cm)
• Comprimento desde a crista occipital até à base da cauda 34 a 35 (86,5 – 88 cm)
• Circunferência da coxa superior 19 a 20 (48 – 50 cm)
• Desde a base de uma orelha à outra, sobre o crâneo 5 a 6 (12 – 15 cm)
• Desde a crista occipital até ao topo das omoplatas 9 a 9 ½ (23 – 24 cm)
• De um cotovelo ao outro, dobre os ombros 25 a 26 (63 – 66 cm)
Qualquer animal que apresente evidentes anormalidades físicas ou comportamentais, deve ser desqualificado.
Nota:
Os machos devem ter dois testículos de aparência normal totalmente descidos no escroto.