NOVA SCOTIA DUCK TOLLING RETRIEVER
“O mais pequeno!”
Origem:
Canadá.
Data de Publicação do Standard original atualmente em vigor:
24.06.1987.
Função:
Um cão de engodo corre, salta e brinca ao longo da linha da costa, perfeitamente visível para o bando de patos, ocasionalmente desaparecendo e rapidamente voltando a aparecer, com o apoio de um caçador encoberto que lança pequenos paus ou uma bola ao cão.
O comportamento brincalhão do cão desperta curiosidade nos patos que nadam ao longo da costa e que são atraídos à costa e consequentemente ficam ao alcance do tiro. No seguimento disto, o Toller é enviado para cobrar a peça de caça abatida.
Classificação F.C.I. :
Grupo 8 Retrievers – Levantadores – Cobradores
Cães – Cães de água.
Secção 1 Retrievers.
Sujeito a prova de trabalho.
LER MAIS
Breve sumário histórico:
O Nova Scotia Duck Tolling Retriever foi desenvolvido na Nova Escócia no inicio do século 19, para engodar (ou atrair) e cobrar aves aquáticas.
Aparência Geral:
O Toller é um cão de tamanho médio, poderoso, compacto, equilibrado e musculado; com uma estrutura óssea que pode ser media ou pesada, muita agilidade, atenção e determinação. Há muitos Tollers que exibem uma expressão ligeiramente triste até iniciarem a sua atividade, momento em que a atitude deles muda para uma de intensa concentração e excitação. A trabalhar, o cão exibe uma ação rápida e apressada, com a cabeça quase ao mesmo nível da linha das costas e a cauda com pelagem densa sempre em movimento.
Comportamento / Temperamento:
O Toller é extremamente inteligente, fácil de treinar e tem uma grande resistência. É um forte e capaz nadador, dotado de uma capacidade e tenacidade naturais para cobrar peças de caça em terra e na água, preparado para se impulsionar assim que recebe a mínima indicação de cobro. O seu desejo forte de cobro e a sua jovialidade são qualidades indispensáveis para a sua habilidade de engodar.
Cabeça : Esculpida e de forma ligeiramente piramidal.
Crânio :
Crânio: O crânio largo é apenas ligeiramente arredondado, o osso occipital não é saliente e as bochechas são achatadas. Uma boa medida media para um macho é de 14 cm (5½ ins) de distância entre as orelhas, afunilando para 3,8 cm (1½ ins) na ponte do nariz. O comprimento da cabeça é de aproximadamente 23 cm (9 ins) desde o nariz até ao occipital, no entanto, a cabeça deve ser proporcional ao tamanho do corpo.
Stop: Moderado.
Região Facial :
Nariz: Afunilado desde a cana do nariz até à ponta com narinas largas. A sua coloração deve ser idêntica à da restante pelagem ou preta.
Focinho: Afunilado numa linha que percorra desde o stop até ao nariz, com um maxilar inferior forte mas não saliente. O perfil inferior do focinho percorre uma linha quase reta desde o canto do lábio até ao canto do maxilar, sendo mais profunda no stop do que no nariz. A pelagem no focinho é curta e fina.
Lábios: Relativamente finos, devem formar uma pequena curvatura vistos de perfil, sem serem pesados nos beiços.
Maxilares / Dentes: Suficientemente fortes para carregar uma ave de tamanho considerável e é essencial suavidade na boca, suavidade na mordedura é indispensável. A mordedura correta é em tesoura apertada, com dentição completa.
Olhos: Inseridos bem afastados na cabeça, em forma de avelã e de tamanho médio. A coloração deve ser cor de avelã ou castanho. A expressão é amigável, alerta e inteligente. A pele em torno do olho deve ser da mesma cor que os lábios.
Orelhas: De formato triangular e tamanho médio, inseridas altas na parte de trás do crânio, com a base ligeiramente elevada, com pelo denso na parte de trás da dobra e curto nas pontas arredondadas da orelha.
Pescoço: Poderosamente musculado e bem inserido, de tamanho médio e sem barbela.
Corpo :
Dorso (topline): Plano.
Costas: Curtas e direitas.
Lombo: Forte e musculado.
Peito: Profundo, peito subindo até aos cotovelos. As costelas são arqueadas e não devem ser arredondadas nem achatadas.
Barriga: Moderadamente arqueada.
Cauda: Acompanha a ligeira curva da garupa, sendo larga na sua base, luxuriante e com muita pelagem, a última vértebra deve pelo menos chegar à altura dos jarretes. A cauda pode estar mais baixa que a altura das costas, exceto quando o cão está em alerta, momento em que a cauda curva bem acima das costas, mas nunca toca no tronco.
Membros
Quartos dianteiros : Devem ser tão paralelos quanto colunas; direitos e com uma estrutura óssea larga.
Ombros: Os ombros devem ser musculados, com as omoplatas relaxadas e bem colocadas, com uma boa inclinação do lombo até ao início das costas. A omoplata e o antebraço têm sensivelmente o mesmo comprimento.
Cotovelos: Deve estar colado ao tronco, não aponta para fora nem para dentro, move-se de forma completa e equilibrada.
Quartelas: São fortes e ligeiramente inclinadas.
Pés: Com membranas fortes e de tamanho médio, justos e arredondados, com dedos fortemente arqueados e almofadas densas.
Quartos traseiros: Quartos traseiros : Musculados, largos e de feitio quadrangular. Os ângulos dianteiros e traseiros devem estar em harmonia. As secções superiores e inferiores devem ter aproximadamente o mesmo comprimento.
Coxas: Muito musculadas.
Joelhos: Bem dobrados.
Jarretes: Bem descidos, sem estarem virados nem para dentro nem para fora. Não deve existir um quinto dedo.
Pés: Idênticos aos dianteiros.
Movimento / Andamento:
O Toller demonstra no seu andamento uma combinação de poder com flexibilidade e confiança, exibindo boa abertura à frente e uma traseira poderosa.
Os pés não devem apontar para dentro nem para fora e as pernas devem deslocar-se em linha reta. À medida que a velocidade de andamento aumenta, o cão deve manter-se numa pista, com a linha dorsal direita.
Pelagem
Pêlo:
O Toller foi criado para cobro em águas geladas e tem de ter uma dupla pelagem que seja repelente à água, de comprimento e suavidade médias, com um subpêlo mais suave e denso. A pelagem pode ter alguma ondulação na traseira, mas caso contrário, deve ser lisa. No inverno o pêlo pode formar uma larga ondulação no pescoço, na zona da garganta. As franjas são suaves na zona da garganta, por detrás das orelhas e na traseira das coxas, membros dianteiros apenas com franjas moderadas.
Cor:
Permitidas várias tonalidades de vermelho ou laranja, com franjas mais claras e por baixo da cauda; presença de pelo menos uma das seguintes marcações brancas: ponta da cauda, pés (nunca excedendo meio da quartela), peito e cara (entre os olhos). Cães de grande qualidade não deverão ser penalizados por falta de marcações brancas. A pigmentação do nariz, lábios e contorno dos olhos deve ser da cor da pele, fundindo-se com a cor da pelagem, ou pretos.
Tamanho e Peso:
Altura ideal: para machos com pelo menos 18 meses de idade é de 48-51 cm (19-20 ins.); para fêmeas com pelo menos 18 meses de idade é de 45-48 cm (18-19 ins.)
É permitido 2,5 cm (1 in.) a menos ou mais da altura ideal.
Peso: Deve ser proporcional à altura do cão, bem como à estrutura óssea. Os pesos padrão são de 20-23 (45-51lbs) kg para machos adultos e de 17-20 kgs (37-43 lbs.) para fêmeas adultas.
Falhas :
Qualquer desvio de todos os pontos assinalados deve ser considerado como uma falha, devendo a sua gravidade ser proporcional ao grau de seriedade da falha, bem como o efeito que esta tem na saúde e bem estar do cão.
• Cara espalmada/achatada;
• Stop exagerado;
• Nariz cor de rosa forte;
• Nariz, contornos dos olhos e olhos diferentes das cores indicadas;
• Dentição superior mais à frente que a inferior (“overshot” ou “overbite”);
• Olhos grandes e redondos;
• Topline alta ou profunda;
• Bacia achatada;
• Cauda muito abaixo do nível das costas quando em andamento trote. Cauda demasiado curta, torcida ou a tocar nas costas;
• Quartelas fracas;
• Pés achatados;
• Pelagem demasiado solta (não compacta/densa);
• Falta de estrutura num cão adulto;
• Cães com mais ou menos de 2,5 cm (1 in.) de diferença para a altura ideal.
Falhas desclassificativas:
• Cães tímidos em classes adultas;
• Manchas cor de pele no nariz.
• Dentição superior mais à frente que a inferior em mais de 3mm;
• Dentição inferior mais à frente que a superior ou outra dentição torta;
• Não existência de dedos palmados;
• Marcações brandas nos ombros, em torno das orelhas, na parte de trás do pescoço, ao longo das costas ou nos flancos;
• Pelagem prateada, cinzenta ou preta;
• Existência de qualquer cor que não tons de vermelho e laranja.
Qualquer que claramente exiba anormalidades físicas ou comportamentais deve ser desclassificado.
Nota:
Os machos devem ter dois testículos de aparência normal totalmente descidos no escroto.