COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA

COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA

Para além de serem excelentes animais de estimação, que trazem inúmeros benefícios para o bem-estar das suas famílias, os Retrievers são magníficos cães de trabalho. Pelo seu caráter amigável e prazer em agradar aos humanos, na área de ajuda social, podem ser utilizados de duas maneiras distintas.

Enquanto cães de Intervenções Assistidas por Animais (IAA), cujo trabalho consiste, em dupla com um tutor, fazerem atividades, educação ou terapias. Os programas de IAA são normalmente desenhados por equipas multidisciplinares, conforme os grupos com os quais se irá trabalhar, procurando assim atingir objetivos lúdicos, pedagógicos ou terapêuticos, respetivamente.

Enquanto cães de Assistência, são treinados por profissionais de acordo com as necessidades específicas de um determinado indivíduo. Estes cães têm como objetivo laboral a melhoria da autonomia e independência da pessoa que assistem. Neste caso podemos encontrar cães guia, cães de alerta médico, cães de suporte emocional, entre outros. Em Portugal existem apenas duas entidades acreditadas para formação e certificação de cães de assistência: a ABAADV (Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual) e a ÂNIMAS (Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social).

PEDIDO DE CONTACTO

Para mais informações