REPRODUTOR RCP
Informação Geral
O Retriever Clube de Portugal criou um conjunto de normas obrigatórias para qualificar os exemplares, cujos proprietários assim o pretendam, como “Reprodutor Recomendado RCP”.
Para que os exames veterinários obrigatórios possam ser feitos em condições preferenciais, o RCP celebrou acordos com diversos Hospitais Veterinários Parceiros. Para obter informação sobre os Hospitais Veterinários abrangidos e as condições oferecidas aos sócios RCP, por favor contacte-nos para geral@retrieverclubedeportugal.pt.
Reprodutor Recomendado RCP
Normas a Cumprir
Para que um exemplar seja qualificado como “Reprodutor Recomendado RCP”, deverá efetuar vários exames médico veterinários que atestem a ausência de determinadas patologias, específicas para cada raça, bem como cumprir todos os requisitos abaixo indicados.
Assim, um “Reprodutor Recomendado RCP” deverá:
1. Ser propriedade de um sócio ativo do Retriever Clube de Portugal;
2. Ter no mínimo 2 CAC em em Exposições Caninas de Beleza;
3. Ter efetuado os seguintes exames médico veterinários:
- Chesapeake Bay Retriever – RX às ancas, exame oftalmológico e despiste genético PRA, meliopatia degenerativa e colapso induzido pelo exercício;
- Curly Coated Retriever – RX às ancas e cotovelos, exame oftalmológico e exame cardíaco;
- Flat Coated Retriever – RX às ancas e cotovelos, exame oftalmológico com gonioscopia e exame às rótulas;
- Golden Retriever – RX às ancas e cotovelos, exame oftalmológico e despiste genético para PRA 1 e 2;
- Retriever do Labrador – RX às ancas e cotovelos, exame oftalmológico e despiste genético para colapso induzido pelo exercício.
Nota: Só serão aceites os RX às ancas com resultados A ou B.
4. Ter pelo menos 2 descendentes de ninhadas diferentes com o título de Campeão ou Campeão Junior em Exposições Caninas de Beleza